domingo, 17 de fevereiro de 2008

O enfrentamento com o Adversário

O MINISTÉRIO DA ORAÇÃO NOS PÕE EM POSIÇÃO DE COMBATE. NÃO TENCIONAMOS RELACIONAR FÓRMULAS PRONTAS PARA LIDAR NO MUNDO ESPIRITUAL; O QUE NOS PROPOMOS É ENCONTRAR NAS ESCRITURAS SAGRADAS A ORIENTAÇÃO ADEQUADA PARA OBTERMOS VITÓRIA SOBRE O INIMIGO.

1) IDENTIFICAR O ADVERSA´RIO

SATANÁS É BASTANTE ASTUTO; ELE APRESENTOU-SE A EVA EM FORMA DE SERPENTE. PAULO PREVINE-NOS, DIZENDO QUE ELE SE TRANSFORMA ATÉ EM ANJO DE LUZ (2 Co 11.14) . ELE É UM SER ESPIRIRUAL, APROVEITADOR DE OCASIÃO, DAS FRAQUEZAS HUMANAS, DOS PENSAMENTOS, DAS EMOÇÕES E ATÉ DA BOA ÍNDOLE DOS SERVOS DE DEUS. COMO IDENTIFICÁ-LOS?

a) EXERCENDO DICERNIMENTO ESPIRITUAL. TODO SALVO TEM O ESPIRITO SANTO QUE TESTIFICA DENTRO DELE O QUE É DE DEUS, O QUE É DA PRÓPRIA NATUREZA HUMANA E O QUE VEM DO DIABO. O ESPIRITO DA TESTEMUNHO AO NOSSO ESPIRITO DE TUDO QUE ENVOLVE A NOSSA FILIAÇÃO ( Rm 8.16). DISCERNIR A OPERAÇÃO MALIGNA É IMPRESCINDÍVEL NA BATALHA ESPIRITUAL.

O DISCERNIMENTO ESTÁ RELACIONADO COMO UM DOM ESPIRITUAL (1 Co 12.10). PORÉM, TEMOS INTERPRETADO ESSE DOM APENAS PARA DISCERNIR QUANDO UMA PESSOA ESTÁ POSSUÍDA DE DEMÔNIO OU NÃO. ESSA É UMA FUNÇÃO DO DOM, MAIS NÃO É A ÚNICA. AS MANIFESTAÇÕES SOBRENATURAIS SAÕ VARIADAS: ÀS VEZES, O INIMIGO OPERA SUTILMENTE EM NOSSA MENTE, EM NOSSAS EMOÇÕES E ATÉ EM NOSSAS CONVICÇÕES DOUTRINÁRIAS. É NECESSÁRIO DISCERNIR DE ONDE PROCEDEM AS INVESTIDAS QUE NOS SOBRESSALTAM.

RECORDO DA EXPERIÊNCIA DO Dr. GILBERTO PICKERING, MISSIONÁRIO QUE TRABALHOU NA TRIBO APURINÃ, NO AMAZONAS: " QUE EU SABIA, FUI O PRIMEIRO A DISPUTAR COM SATANÁS O SEU DOMÍNIO TOTAL E SECULAR SOBRE ESSA NAÇÃO ... INFELIZMENTE, NÃO OBSTANTE UM MESTRADO EM TEOLOGIA E TER LIDO A BÍBLIA TODA REPETIDA DUAS VEZES, IGNORAVA AS VERDADES SOBRE A BATALHA ESPIRITUAL. APANHEI! APANHEI SEM DÓ E SEM PIEDADE, ATÉ NÃO QUERER MAIS. SATANÁS VARREU O CHÃO COMIGO. POIS ELE NÃO GOSTOU DA BRINCADEIRA E EU NÃO SABIA ME DEFENDER, ALIÁS NEM ENTENDIA O QUE ESTAVA ACONTECENDO. É QUE ERA CÉTICO QUANTO À SITUAÇÃO DOS DEMÔNIOS, POIS A BÍBLIA É CLARA E ENFÁTICA A ESSE RESPEITO, MAS POUCO SABIA SOBRE A ATUAÇÃO DELES E NADA SABIA DO USO DAS NOSSAS ARMAS, QUER PARA DEFESA, QUER PARA OFENSIVA."

A PALAVRA DE DEUS AFIRMA QUE O CRISTÃO MADURO TEM AS FACULDADES EXERCITADAS PARA DESCIRNIR O BEM E O MAL ( Hb 5.14). NÃO O BEM DO MAL, PORQUE ISTO ATÉ UMA CRIANÇA PODE FAEZR, MAS O BEM , QUE É VERDADE DE DEUS PARA NÓS, QUE É BEM DE FATO, E O BEM QUE MESMO SENDO BEM É PREJUDICIAL. DIECERNIR O MAL QUE DEVE SER REJEITADO E O MAL QUE É PERMISSIVO COMO GERADOR DE UMA EXPERIÊNCIA QUE TRAZ BEM . O EXERCÍCIO DA PERCEPÇÃO ESPIRITUAL DEVE SER UMA PR´TICA COMUM NA VIDA DO CRISTÃO.

É AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO TESTIFICAR, COMUNICAR AO NOSSO ESPÍRITO QUEM É O AUTOR DA CENA, QUEM ESTÁ NO PAUCO, QUAL A PARTICIPAÇÃO DO ADVERSÁRIO NO NEGÓCIO. A IDENTIFICAÇÃO É O PRIMEIRO PASSO PARA A VITÓRIA, PORQUE ESTAREMOS CERTOS CONTRA QUEM LUTAMOS E USAREMOS A ESTRATÉGIA ADEQUADA PARA A CONTRAPOSIÇÃO.

NÃO PODEMOS TER A MENTE DIVIDIDA, NEM SER INDECISOS OU OSCILANTES. " SE TIVERMOS DÚVIDAS SOBRE A GUERRA NA QUAL ESTAMOS ENGANJADOS, LUTAREMOS PESSIMAMENTE... CERTAMENTE, TODOS QUANTO SE ACHAM NESTAS CONDIÇÕES JÁ ESTÃO DERROTADOS, PORQUE SÃO INDECISOS."

ARTIGOS RETIRADO DO LIVRO: A MISSÃO DE INTERCEDER

DURVALINA B. BEZERRA

Nenhum comentário: