quinta-feira, 29 de novembro de 2007

HELENAMADA: HELENAMADA: MISSÕES UMA TAREFA INACABADA

HELENAMADA: HELENAMADA: MISSÕES UMA TAREFA INACABADA
Vamos faezr um pouco de análise literária de um texto muito conhecido das Escrituras Sagradas. vamos pensar na vida do grande servo de Deus chamado Moisés. O seu exemplo oferece liçõpes de suima importância para a vida de pessoas que estão desejando descobrir sua vocação e qual participação de Deus nessa história que é escrita diariamente.Nessa parte introdutória, falaremos de alguns lugares, encontraremos pessoas, descobriremos objetos e observaremos circunstâncias na vida de um homem que foi um líder da nação mais importante na face da terra. A presença de Deus se fez presente em todas as fases da sua existência.Primeira Fase (Êxodo 1.15-22; 2.1-10)
- Moisés pertencia à tribo de Levi.- Pais: Anrão e Joquebede. Ambos eram fiéis e tementes a Deus.-Lugar ; Rio Nilo, no Egito.- Circunstância: Um rei decreta a matança de meninos nascidos de judeus.- Pessoas levantadas por Deus para protegerem a vida da criança: pais , parteiras, irmã e filha de Faraó.- Objeto de destaque:Uma cestinha de junco.
Segunda Fase ( Êxodo 2.11-22)
-Moisés visita o seu povo e observa a dureza do seu trabalho.- Lugar: Local onde o povo de Israel trabalhava.- Circunstância: A luta de um judeu com um egípcio, resultado numa morte.- Pessoas levantadas por Deus para abrigarem o fugitivo da morte: Reuel e Zípora.
Terceira Fase (Êxodo 3.1-10)
- Moisés pastoreando os rebanhos do seu sogro observa a natureza e descobre uma maravilha.- Lugar: Monte Horebe.- Circunstância: Uma sarça ardia, mas não se consumia.- Deus revela-se a Moisés e envia a Faraó.- Objeto: Sapato.
Quarta Fase (Êxodo 4.1-5)
- Moisés questiona com Deus as suas limitações humanas.- Circunstâncias: O povo de Deus estava escravizado.- Deus envia Moisés a Faraó.- Objeto: Uma vara.
Por que este estudo tão detalhado? Para descobrirmos que Deus tem propósitos definidos para seus filhos e filhas. Vejamos:
- Preservação da vida de Moisés.- Providência quanto à instrução que deveria ter (haveria de ser melhor).- Proteção diante da sua impetuosidade.- Chamada paar o cumprimento de uma missão específica.
Estevão, o primeiro mártir do cristianismo, fez uma retrospectiva da vida de Moisés, declarando:” E Moisés foi instruido em toda ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras; e ele cuidava que seus irmãos entendiam que Deus lhes havia de dar liberdade pelas suas mãos"( At 7.22,25).
Leave a commentEdit...
DEFININDO MISSÕES EM TERMOS DE MOTIVAÇÃO BÍBLICA - Categories: Missões é Vida - mariahelena @ 12:14

Nenhum comentário: